26/09/2013

Programa 5S

A empresa que busca estar bem colocada no ranking competitivo do mercado, e acampanhar as constantes mudanças da economia mundial, precisa buscar também o aumento de produtividade e redução de custos através de uma manufatura enxuta e ambiente adequado de trabalho.
Neste contexto a implantação do Programa 5S, ajuda a organização a desenvolver a cultura da disciplina, identificar problemas e gerar oportunidades para melhorias. O Programa 5S tem por finalidade reduzir o desperdício de recursos e espaço de forma a aumentar a eficiência operacional.O programa visa conscientizar a todos da importância da qualidade no ambiente de trabalho. Por tratar se de uma nova cultura é necessário o total comprometimento e participação das equipes de trabalho para gerar os resultados esperados, ambientes limpos, organizados, proporcionando melhora no clima organizacional, na produtividade e consequentemente na motivação dos funcionários.

O Programa 5S foi criado no Japão, após a Segunda Guerra Mundial tendo como objetivo auxiliar a reestruturação do país, baseia-se em 5 conceitos:

1.º S - Seiri - Senso de Utilização e Descarte
Conceito: Separar o útil do inútil, eliminando o desnecessário.

2.º S - Seiton - Senso de Arrumação e Ordenação
Conceito: Identificar e arrumar tudo, para que qualquer pessoa possa localizar facilmente.

3.º S - Seiso - Senso de Limpeza
Conceito: Manter um ambiente sempre limpo, eliminando as causas da sujeira e aprendendo a não sujar.

4.º S - Seiketsu - Senso de Saúde e Higiene
Conceito: Manter um ambiente de trabalho sempre favorável a saúde e higiene.

5.º S - Shitsuke - Senso de Autodisciplina 
Conceito: Fazer dessas atitudes, um hábito, transformando os 5S numa filosofia de vida.