13/02/2013

Se uma empresa não tem nem o básico que é ISO 9001? Estará destinada a decrescer!

O mercado está cada vez mais competitivo e a concorrência cada vez maior. Erros são cada vez menos tolerados. Não basta ter produtos bons, mas as empresas também requer uma boa gestão que traga resultados positivos para os processos da organização. É por isso que a procura pelas certificações ISO têm aumentado.
Segundo a Dezée Mineiro, CEO da empresa DQS do Brasil - Associação Alemã para Certificação de Sistemas de Gestão - em uma entrevista para a revista Gestão & Negócios edição Janeiro/13:
“O investimento em uma certificação é muito menor do que os riscos devido a possíveis falhas, como por exemplo, danos financeiros por causa de uma parada de linha de produção. Uma empresa com um sistema de gestão consegue enfrentar crises, por exemplo, com muito mais facilidades”....Em outro ponto da entrevista ela cita: “Se uma empresa não tem nem um básico, que é uma certificação ISO 9001, estará praticamente destinada a decrescer”. 

Na mesma matéria apresentada na revista, existe um artigo da empresa LC Restaurantes, especializada em alimentação para coletividades, que no segundo semestre de 2012, recebeu certificação ISO 9001:2008. Segue artigo: A certificação ISO 9001:2008 tem como objetivo promover a normatização de produtos e serviços. O conjunto de normas da ISO 9001 fortalece a prestação de serviços aos clientes e consumidores, uma vez que seus requisitos impulsionam a melhoria dos processos internos, a maior capacitação dos colaboradores, o monitoramento do ambiente de trabalho, a verificação da satisfação dos clientes, colaboradores e fornecedores. 
De acordo com a empresa este projeto teve início no começo deste ano e, em quatro meses, já estava validada pela DNV Business Assurance Managemente System Certificate, sendo avaliados todos os processos que englobam a prestação de serviços, como abastecimento, recursos humanos, produção propriamente dita e entrega (recebimento, armazenamento, distribuição, manutenção, satisfação do cliente e outros). "A certificação atesta e valida, para os mercados de nossa atuação, que estamos em conformidade com as melhores práticas de gestão da qualidade. Na realidade, a busca por excelência em serviços é nossa premissa desde nossa fundação, há 23 anos. Nosso índice, tanto nas auditorias realizadas em controle higiênico sanitário como na satisfação de clientes, é superior a 90% há muitos anos. A certificação ISO 9001 só veio para confirmar nosso comprometimento com a qualidade, mantida por meio de constantes investimentos em novas tecnologias e capacitação de pessoas", afirma Dâmaris de Luca, Gerente da Qualidade da LC Restaurantes. (Fonte: Revista Gestão & Negócios edição edição 51 Janeiro/13)

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