07/11/2012

A importância do plano de cargos e salários

No atual contexto de variações políticas, econômicas, empresariais e sociais, não só se tem um elevado nível de exigência de qualidade nos serviços, mas também um grande impacto no comportamento, nas expectativas, nos anseios e nas necessidades das empresas e pessoas.
Nesta conjuntura, os cargos requerem maior flexibilidade e participação contínua das pessoas, transformando-as em equipes multidisciplinares mutáveis com o ambiente. O cargo pode-se analisar de maneira global, onde todas as atividades são executadas por um ocupante e que se situa em uma posição no organograma organizacional. O plano de cargos e salários é a ferramenta utilizada para determinar ou sustentar as estruturas de cargos e salários de forma justa dentro da organização. Esse plano objetiva alcançar os equilíbrios internos e externos, através da definição das atribuições, deveres e responsabilidades de cada cargo e os seus níveis salariais.
A gestão de cargos e salários ocupa uma posição-chave no recrutamento e manutenção dos recursos humanos das empresas, pois estas precisam propiciar um ambiente de motivação e produtividade, gerando expectativas de crescimento profissional e eliminando as incoerências e distorções que possam causar desequilíbrios salariais ou a insatisfação das pessoas.

A administração de cargos e salários vai contribuir para estimular o cliente interno a se desenvolver e se fazer jus de sua participação no desenvolvimento da organização no mercado competitivo, pois através da formalização de cargo e salário o colaborador se sente recebendo uma retribuição justa, reconhecimento e motivação com o padrão de vida a ser melhorado. Já no a empresa adquire conhecimento real de custo com folha de pagamento, influencia no clima organizacional, favorecendo iniciativas que busquem o melhoramento dos serviços realizados pelos colaboradores, além de enxugar custos quando possível e adaptar a satisfação de pelo menos 50% empregado e 50% empregador.
Resumindo a administração de cargos e salários tem a capacidade de romper com o mito de que o salário não deve ser visto apenas como fonte de necessidade de sobrevivência para o trabalhador, assim como, também não deve ser visto para diretorias e gerencias como folha de custo no final do mês.

Para auxiliar você no desenvolvimento e/ou implantação de um plano de cargos e salários, disponibilizamos o  LIVRO DIGITAL PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS que inclui um modelo em word de MANUAL DE CARGOS e também mais um modelo em word de MANUAL DE POLÍTICA DE CARGOS E SALÁRIOS. Para saber mais clique na imagem abaixo ou acesse www.isoloja.com.br



Tags: qualidade, iso 9001, iso 14001, oshas 18001, avaliação de treinamento, cargos e salários, download norma iso 9001, plano de treinamento, instrução de trabalho, modelo de procedimento, manual da qualidade, registro da qualidade, modelo de organograma, modelo de plano de ação 5w 2h